quarta-feira, 24 de outubro de 2007

AS ESCOLAS MAIS PRÓXIMAS DO MUNDO VIRTUAL


As transformações nas formas de comunicação e de intercâmbio de conhecimentos, desencadeadas pelo uso generalizado das tecnologias digitais nos distintos âmbitos da sociedade contemporânea, demandam uma reformulação das relações de ensino e aprendizagem, tanto no que diz respeito ao que é feito nas escolas, quanto a como é feito. Precisamos então começar a pensar no que realmente pode ser feito a partir da utilização dessas novas tecnologias, particularmente da Internet, no processo educativo. Para isso, é necessário compreender quais são suas especificidades técnicas e seu potencial pedagógico.
O curso "Novas Tecnologias e Educação" visa discutir as possibilidades que o ciberespaço oferece para a criação de novos padrões de aquisição e construção dos conhecimentos, ao permitir o uso integrado e interativo de diversas mídias, a exploração hipertextual de um volume enorme de informações e a comunicação a distância.

O curso está dividido em quatro semanas que visam dar conta das seguintes questões:

1- Quais são as especificidades das tecnologias digitais e suas potencialidades para a educação? Que papel será reservado ao professor nesse novo contexto?
2- Como a simulação pode ser utilizada como recurso pedagógico?
3- Em que medida o ciberespaço constitui um ambiente propício à formação de uma "inteligência coletiva"?
4- Quais são os aspectos distintivos da educação a distância? De que forma a experiência desenvolvida nesse campo pode vir a contribuir para a transformação dos sistemas convencionais de ensino?

É certo que as recentes propostas de uso das tecnologias digitais na educação ainda são realizadas como uma espécie de apêndice ou instância paralela do sistema tradicional. No entanto, tais iniciativas, ainda que possuam um caráter embrionário, já permitem entrever as características da grande mudança estrutural que está por vir. Ao longo de todo o curso examinaremos e tomaremos como referência uma série de exemplos de experiências educacionais encontradas na rede.

Nenhum comentário: